sábado, 5 de fevereiro de 2011

GRUPO MUNDO - Teatro Itinerante Prazer em Conhecê-lo!

          Este grupo se caracteriza pela união de atores alfenenses que se dispõe a fazer um teatro que valorize a literatura brasileira e que procura levar o teatro para escolas, universidades, praças e teatros. Na tentativa de contribuir para o desenvolvimento coletivo e individual, estimulando o expectador a desenvolver através da arte a capacidade de reflexão e o senso-crítico.
          O primeiro passo para a tentativa de democratização da arte do teatro em alfenas, foi a criação em 2004 do projeto “Teatro Itinerante Prazer em Conhecê-lo!”, que “teve” e tem como objetivo principal possibilitar a muitos expectadores a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral pela primeira vez.
          A primeira peça montada pelo grupo foi “Perdoa-me por me traíres” de Nelson Rodrigues, que foi apresentada em inúmeras escolas de Alfenas, chegando a um público de centenas de pessoas. Em 2005 a peça montada foi ‘Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto e em 2006 sob um intenso trabalho de pesquisa foi criado o espetáculo CORDEL, baseado em diversos textos da literatura de cordel estilo literário muito comum na região nordeste do Brasil.
          Em reconhecimento pelo sucesso de CORDEL, em 2009 o GRUPO MUNDO foi convidado a desenvolver o Projeto “Cidadania no papel: Segurança Alimentar e Nutricional em Cordel” (Financiado pelo Minc – Edital Proext/Cultura 2008) em parceria com o projeto GUISADO (Grupo Universitário Interdisciplinar e Itinerante pela promoção da Segurança Alimentar e Nutricional em parceria com Adolescentes)  da Universidade Federal de Alfenas, coordenado pela Profa. Valéria Cristina Ribeiro Vieira, desenvolvendo um importante trabalho que culminou no espetáculo “pãofogehomemmigracadêlei?”. sendo seu resultado publicado no livro (Cultura e Extensão Universitária: democratização do conhecimento, editora Malta – São João Del Rei/MG, 2010).
          Em 2010 o Grupo Mundo, teve a oportunidade de fazer uma importante apresentação no Sesc/Venda Nova em Belo Horizonte e continuar apresentando o espetáculo que tem o título um tanto peculiar porém cheio de significado “pãofogehomemmigracadêlei?”, desta vez em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas no projeto “Arte no Bairro”, que possibilitou dez apresentações em alguns bairros da cidade.  Em sua trajetória de agosto de 2009 a novembro de 2010, esta peça pode contabilizar 30 apresentações e uma média de 3000 expectadores, além de ter sido agraciada com cinco prêmios no III Festival de Teatro Waldir de Luna Carneiro em 2009 realizado em Alfenas.
          Para 2011 um novo espetáculo já esta sendo preparado pelos atores Ricardo Ribeiro, Junia Cristina, Patrícia Silva e Anselmo Cesário. “O cortiço de madame Sujha”, inspirado na obra “O cortiço” de Aluísio Azevedo” que tem sua estreia previsto para Abril de 2011.
          Mesmo desenvolvendo um trabalho intimista nos bairros periféricos da cidade de Alfenas e algumas cidades do Sul de Minas, o GRUPO MUNDO estima ter atingido desde sua fundação em 2004 um público de oito mil pessoas, “o que nos da confiança para darmos passos mais longos em direção ao desenvolvimento e valorização da arte e dos artistas de teatro não deixando de dar o devido valor aos artistas de outras áreas, lembrando que a arte teatral é uma síntese de todas as outras artes” relata Anselmo Cesário..
         







Um comentário:

  1. Olá!
    Muito interessante o trabalho de vocês!
    Vocês teriam algum e-mail ou telefone para contato?!
    É que estou fazendo um trabalho da faculdade e gostaria de perguntar algumas coisas.
    Obrigada,
    Letícia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.Ficaremos felizes em saber a sua opinião!